Solo de Jairo de Carvalho Junior

14. 11. 24
posted by: Super User
Acessos: 3189

12 de Outubro de 2013, dia da criança, como é bom ganhar presentes!

Tudo começou quando a FBVV publicou sobre a Bolsa Voa Planador SP, me inscrevi e no dia 03 de Março de 2012 lá estava eu em Rio Claro ajudando o Paolo Rossi a tirar o Puchacz PT-PZA do hangar do APP Jundiaí. Fiz o voo de avaliação e a FBVV me ofereceu a vaga só em 12/04/2013, um ano e um mês depois, repescagem! E começou a correria para estudar e passar no exame teórico. Fiz um voo em 10/05/2013 pra conhecer o Grob G-109B.

Em 19/06/2013, fui aprovado no exame teórico e já comecei a voar pelo curso como aluno em 11/07/2013 no Grob em Jundiaí. Em 31/08/2013, meu primeiro voo no Puchacz em Rio Claro. Aí sim, começaram as aulas em planador puro ! Voando pela Bolsa, comparecia TODOS finais de semana para voar, com qualquer condição da meteoro. Tive muitas aulas com o Alex “Leco” Bologna, com o Jan Bartholomeu, Luiz H. “Macatuba” Ugucioni, grande integração com o pessoal do Aeroclube de Rio Claro, e assim foi se formando uma família. Semestre maravilhoso, muitos voos, muitos exercícios práticos, muita aprendizagem, cresci muito.

Chega o sábado, dia 12 de outubro de 2013. A meteoro estava ruim, não chovia, mas, era teto baixo, 8/8 tudo cinza. Como eu ia para o voo de qualquer jeito, no briefing decidimos ir pra cabeceira, daria para fazer mais exercícios. O Leco, já naquela “má intenção” de me solar, começou o dia com um voo de “pane de painel”. Checked. Em seguida, “pane de cabo”, checked … e eu inocente pensando: Poxa, que dia ! O Leco, já combinado com todos no aeródromo, menos eu que não sabia, disse : Jairo, vamos fazer mais um voo agora, aproveitar que o dia está “liso“ (sem térmicas / turbulências ) para mais um treino. Sentei no cockpit do PT-PPD, fiz o check pré voo costumeiro, mas o Leco não embarcava, e mexia no cinto traseiro … e falou : “Jairo, vai lá, faz teu voo, parabéns”. E fechou o canopy ficando do lado de fora. As 17:45 Zulu, do dia da criança de 2013, chamei o Macatuba pelo rádio e disse que estava pronto. Macatuba respondeu : - “Só vou dar motor se você disser o que vai ter no churrasco !” - “A gente decide no (supermercado) Papagaio . Vambora” .

E deu manete no GNR iniciando a decolagem na 03 com reboque de planador. Cara, que emoção ! Já me sentia preparado, mas não tinha “aqueeela” certeza, pois ainda não havia feito solo. Tirei o PD do chão antes do rebocador, mão no freio, ajuste no compensador, correção no leme … e tudo estava nos conformes, nivelado, igual às outras 14 vezes que havia decolado num Puchacz. Era meu voo aula 35. Aos 600m, agradeci no rádio ao “Maca” pelo reboque e puxei a alavanca amarela, o PD estava livre planando no ar desengatado e ouvi no rádio o Maca : “Vai lá rapaz ...”.

Mais uma emoção, eu no comando, suave. A meteoro horrorosa e eu ciscando pra lá e pra cá, antes de chegar na altura de espera, e … “uma térmica enroscou em mim”! Mais que rapidamente, ajustei o nariz, aileron suave, coordenação de pedal ( juro que tentei ) … e comecei a subir ! Sim !

Naquela condição, foi a única termal do dia, pra mim, um presente de Deus. Eu lá super concentrado, não querendo perder nenhum centímetro de altura e o Leco no rádio determina :

- “O Jairo, você vai aonde ?” . Após alguns segundos de silêncio,

singelamente respondi :

- “Mestre, tô aqui em cima de Rio Claro”.

- “Pode pousar já !”.

- “Mais jááá ?!!” kkk

E lá estava eu planando acima de 1000m, imperial, quase na base. Bom, o chefe mandou, vou pousar, quem sou eu pra desobedecer logo no primeiro voo? Preciso gastar altura. Nariz na proa de Cordeirópolis, manche picadão, e nada do PD afundar. Abri freio, mergulhei para o ponto de espera. Aproximação clássica, ingressei na perna do vento, fonia emocionante, girei base e “cantei“ no rádio : “Coordenação Rio Claro, planador PPD na final da 03” é o solo do Jairão.

Rampa montada, spoilers acionados, busquei o alinhamento nos pedais, olho no speedmeter, velocidade boa, penetração boa, sustentação boa, altura boa, a cabeceira chegando, os telhados das casas, o ônibus passando, a galera na lateral da pista ... arredondei e o toque suave na RWY 03 SDRK. Mais emoção, e eu gritei de alegria. Foi um voo de 34 minutos, que se deixassem eu pousava só no dia seguinte ! Difícil encontrar as palavras certas para expressar os sentimentos no voo solo.

Missão cumprida, e partimos para o churrasco com os grandes amigos, que formam a equipe necessária para o voo à vela.

Meus sinceros agradecimentos à todos que participaram, minha família, à FBVV, Projeto Voa Planador SP, à Oi e Oi Futuro, ao Aeroclube Politécnico de Planadores de Jundiaí, ao Aeroclube de Rio Claro e a galera toda do voo.

O link desse voo: http://www.onlinecontest.org/olc-2.0/gliding/flightinfo.html?dsId=3403476

O link do filme desse voo: https://vimeo.com/77184159

 

Grande abraço,

Obrigado,

--

Abs,

Big flights and safe landings !

Jairo